6 de jul. de 2009

Após longa restauração, igreja abre novamente as portas

A Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, localizada na Rua do Carmo no centro da cidade de São Paulo, será reinaugurada oficialmente no próximo sábado (11) e provavelmente aberta ao público na segunda (13). A capela que manteve as portas fechadas durante sete anos, estava sendo reformada desde 2006.


Quem for visitar a “nova” Boa Morte, poderá admirar a importância histórica do local e suas características: o estilo colonial da fachada e uma pintura barroca, redescoberta embaixo de camadas de tintas, entre outras.


(Texto para O Jornal da Liberdade)

Liberdade realiza 31° Tanabata Matsuri

O tradicional evento da cultura japonesa, espera receber mais de 130 mil pessoas esse ano.


Será realizado no Brasil pela 31ª vez, o tradicional evento Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas). A festa tem como objetivo divertir gratuitamente o público enquanto divulga a cultura japonesa. Aproximadamente 130 mil pessoas são esperadas esse ano nos dias 11 e 12 de julho na Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes, onde se dará o grandioso evento.

Saiba mais sobre a lenda

Uma antiga lenda, introduzida no Japão pela Família Imperial no início do século IX com o nome de Tanabata Matsuri, conta a história de uma tecelã responsável pela confecção da seda mais perfeita. Essa tecelã morava em um reino próximo a Via - Láctea, ela era a Princesa Orihime que foi obrigada por seu pai a passear diariamente para que se distraísse. Em um desses passeios ela conheceu o pastor Kengyu, eles se apaixonaram imediatamente!
A paixão e a vontade de estarem juntos fizeram com que os jovens deixassem de lado suas obrigações.
O rei Senhor Celestial inconformado com a falta de responsabilidade dos dois, encontrou um jeito de castigá-los: transformou os jovens em estrelas e colocou-os em lados opostos da Via – Láctea. Distantes, eles teriam que cumprir suas tarefas.
Entretanto, Orihime chorava todos os dias, de tristeza e saudade de seu amado. O rei ficou comovido com a tristeza da Princesa e permitiu o encontro anual do casal, porém, esse encontro só pode acontecer uma vez ao ano: no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar.
Diz a lenda, que para agradecer essa dádiva recebida, o casal trabalha muito mais do que antes e atende os pedidos feitos em irogami/tanzaku (papéis coloridos) e pendurados em bambus (sassadake).

O Festival das Estrelas no Brasil

O Tanabata Matsuri é realizado em diversas cidades do Japão e no Brasil acontece desde 1979, em São Paulo, promovida pelas associações: ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) e Associação Miyagui Kenjin-kai do Brasil. A festa não é realizado no sétimo dia do sétimo mês, para se encaixar melhor no calendário da cidade.
No bairro da Liberdade, serão colocadas nas calçadas da Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes, dezenas de enfeites de Tanabata, pendurados em 100 bambus de aproximadamente treze metros de altura, com três enfeites de papéis coloridos com longas caudas, em cada bambu. Estarão à disposição do público os tanzakus (papéis para escreverem os pedidos) e pendurarem nos sassa dake (ramos dos bambus).
O público poderá, além de fazer os seus pedidos, se divertir com as demais atrações que ocorrerão no festival. Como por exemplo: apresentação de danças folclóricas, karaokê, oficinas de diversas artes orientais (origami, shodô, sumiê) concursos, barracas de alimentação típica, ver e ter a possibilidade de comprar trabalhos artesanais.

Confira alguns detalhes da programação:


11 de Julho - Sábado

Cerimônia de abertura no Torii Rua Galvão Bueno, 148 14 horas

Missa Xintoísta Jd. Oriental - Rua Galvão Bueno, 70 14:15 horas

Saudação das Autoridades Palco – Praça da Liberdade 15:20 horas

Desfile, dança e show Praça da Liberdade 15:30 às 21 horas

12 de Julho - Domingo

Apresentação de Shows Palco 13 às 17:45horas

Sorteio de Brindes Palco 13:45 horas

Cerimônia/ Queima Tanzaku Palco 18:00 horas

Agradecimento / Fechamento Palco 18:30 horas

(Texto para O Jornal da Liberdade)

Adeus ao Rei do Pop

Multidões que foram embaladas pelas canções e coreografias do astro do Pop se despediram semana passada, com tristeza do artista que não queria crescer. Gostaríamos de deixar aqui nossa homenagem e sempre se lembrar de Michael em sua melhor época!

(Texto para O Jornal da Liberdade)