Para pessoas que vivem em grandes cidades, alguns males já se tornaram comuns no dia-a-dia. Trânsito, pressa, estresse e falta de tempo estão totalmente impregnados em nossas vidas, nos privando de muitas coisas, entre elas, a saúde. Na cidade de São Paulo, cerca de 6 milhões de veículos estão nas ruas todos os dias e o caos está formado. Uma boa alternativa para escapar desse tumulto é usar a bicicleta!
A bicicleta é um bom meio de transporte não poluente e que possibilita a prática de exercício físico ao mesmo tempo em que te leva para algum lugar necessário, muitas vezes em menos tempo, por exemplo, em um congestionamento, um carro anda de 5 a 8 km/h enquanto a bicicleta pode chegar a 15 km/h. São diversas vantagens que fazem que a cada dia mais pessoas comecem a pedalar nos percursos até o trabalho ou escola.
Um exemplo disso é o administrador de empresas, Fernando Rios de Andrade, 32 anos que utiliza e considera a bike como melhor meio de transporte. Ele anda sobre duas rodas desde os cinco anos de idade andava 8 km por dia para ir até o seu trabalho, considera que não estar dentro de um carro parado no trânsito, preocupado com horário e passando nervoso ajuda em diversos fatores “Se mais pessoas usassem a bike como transporte, melhoraria a qualidade do ar, diminuiria o transito, o estresse entre as pessoas...”.
Fernando acha importante que as pessoas cobrem mais medidas em favor dos ciclistas e que os motoristas respeitem, porque eles não atrapalham o trânsito. É importante que todos tenham consciência para que se construa um melhor lugar para viver.
Segundo especialistas, andar de bicicleta é um dos exercícios aeróbicos mais completos que existem, só perde para a corrida e a natação. Mas quem quer fazer do ciclismo uma atividade física regular tem de tomar alguns cuidados. É preciso se preparar fisicamente e utilizar os equipamentos adequados. Para quem está começando, recomenda-se fazer uma consulta médica, para avaliar a capacidade cardiorrespiratória e musculoesquelética. Feito isso, é só escolher o modelo de bicicleta predileto e caprichar no equipamento de segurança.
Imagine uma cidade sem tanta poluição, sem tanto barulho? Com certeza as pessoas seriam mais felizes e com mais saúde. Pense nessa idéia e quem sabe você também não possa colaborar para um mundo e uma vida melhor!
(Texto para O Jornal da Liberdade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário