Bem, a cerimônia de abertura no Maracanã - RJ foi no dia 5 de agosto e nossa, não decepcionamos, não deixamos a imprensa mundial falar mal de nosso país, da nossa festa. Fomos sensacionais! Foram mais ou menos 4 horas de espetáculo que não deixou brecha para ninguém, não foi possível apontar um erro ou defeito. Teve Uber Mobel - SIM ELA É NOSSA - teve Regina Casé representando o povão, teve muita dança e ballet coreografado, teve Gil e Caetano com a Anitta...e deu certo! Também não podiam faltar as entradas das delegações, parte longa mas que foi divertido, pois ficamos sabendo de cada país diferente e simpático. Os discursos dos organizadores e finalmente...a Pira Olimpíca, que para mim foi o ponto alto da noite e que noite! Começando o revezamento por Guga, passando por Hortência e sendo acessa merecidamente por Vanderlei Cordeiro de Lima (aquele maratonista corajoso que foi impedido de ganhar o ouro em Atenas, 2004 por ser segurado por um padre maníaco). Foi lindo e me fez ter orgulho de ser brasileira.
Confira algumas imagens da Cerimônia de Abertura Rio 2016 que ficou para história:
Gisele Bundchen, a única Uber Model desfilou por 128 metros no Maracanã |
Caetano Veloso, Anitta e Gilberto Gil |
Vanderlei Cordeiro de Lima acendendo a Pira Olimpíca |
Belíssima Pira que imita o movimento do Sol |
Após a festa, foram iniciados os jogos e toda aquela ansiedade pareceu aumentar, a programação da tv fechada foi tomada pelo clima olimpíco e não tem ninguém reclamando, na verdade é muito legal acompamhar dos mais famosos esportes, até os mais desconhecidos!
Falando em esportes não tão famosos, o Brasil conquistou sua primeira medalhe no Tiro Esportivo, onde por alguns milímetros levou a prata com o atleta Felipe Wu. O que marcou nessa vitória foi que essa modalidade não ganhava nenhuma medalha em nosso país à 96 anos...foi com certeza muito especial.
Felipe Wu com a medalha de prata (Foto: EFE/EPA/VALDRIN XHEMAJ) - Site GE do Globo.com |
E depois veio um ouro tão merecido e tão comemorado, foi da Rafaela Silva do Judô Feminino, que venceu e pode se sentir aliviada. A judoca sofreu perseguição virtual após ser eliminada nas Olimpíadas de Londres 2012, foi alvo de injúrias raciais graves e entrou em depressão por conta disso. Ao ser entrevistada após sua grande luta, ela desabafou: "Queria dizer que o macaco que devia estar na jaula em 2012, hoje é campeã Olimpica e orgulho de sua família"
Parabéns para a menina pobre da Cidade de Deus, essa medalha nos orgulha, mas o mérito é todo seu.
Rafaela Silva com seu Ouro, no pódio! |
Ainda no judô, tivemos mais duas medalhas, desta vez de bronze: Rafael Silva, o Baby e Mayara Aguiar.
Agora, vamos falar do meu esporte olimpíco preferido: Ginástica Artística! Nossa, como adoro assistir aqueles movimentos tão lindos e impossíveis de serem feitos por nós, meros amadores.
Foram belas apresentações, com muito esforço e garra e desta vez os homens se destacaram. Gostaria de lembrar que a nossa pequena Flávia Saraiva, de apenas 1.33 cm ficou em quinto lugar e se disse orgulhosa por essa marca. Ela é a quinta melhor do mundo aos 16 anos e em seus primeiros jogos, Com certeza muitos outros virão com mais possibilidades, parabéns Flavinha.
Ganhamos 2 medalhas de Prata: Diego Hypólito no solo e Arthur Zanetti nas argolas, sua especialidade. O Arthur Mariano ou Nory levou o bronze por uma série complicada no solo.
Essa vitória teve um gostinho especial para Hypólito que enfrentou uma séria depressão após cair em duas Olimpíadas e ser muito perseguido em redes sociais. Ele não disse que deseja se aposentar e apesar de sua idade ainda quer competir pelo Brasil em outras competições.
Hypólito e Nory com suas medalhas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário