16 de ago. de 2016

Olimpíadas Rio 2016 - Merecemos OURO!

Eu posterguei um pouco escrever esse texto falando sobre nossas Olimpíadas porque no fundo eu tinha aquela esperança de ter muitas novidades e medalhas para falar e me orgulhar...

Bem, a cerimônia de abertura no Maracanã - RJ foi no dia 5 de agosto e nossa, não decepcionamos, não deixamos a imprensa mundial falar mal de nosso país, da nossa festa. Fomos sensacionais! Foram mais ou menos 4 horas de espetáculo que não deixou brecha para ninguém, não foi possível apontar um erro ou defeito. Teve Uber Mobel - SIM ELA É NOSSA - teve Regina Casé representando o povão, teve muita dança e ballet coreografado, teve Gil e Caetano com a Anitta...e deu certo! Também não podiam faltar as entradas das delegações, parte longa mas que foi divertido, pois ficamos sabendo de cada país diferente e simpático. Os discursos dos organizadores e finalmente...a Pira Olimpíca, que para mim foi o ponto alto da noite e que noite! Começando o revezamento por Guga, passando por Hortência e sendo acessa merecidamente por Vanderlei Cordeiro de Lima (aquele maratonista corajoso que foi impedido de ganhar o ouro em Atenas, 2004 por ser segurado por um padre maníaco). Foi lindo e me fez ter orgulho de ser brasileira.

Confira algumas imagens da Cerimônia de Abertura Rio 2016 que ficou para história:

Gisele Bundchen, a única Uber Model desfilou por 128 metros no Maracanã

Caetano Veloso, Anitta e Gilberto Gil


Vanderlei Cordeiro de Lima acendendo a Pira Olimpíca

Belíssima Pira que imita o movimento do Sol



Após a festa, foram iniciados os jogos e toda aquela ansiedade pareceu aumentar, a programação da tv fechada foi tomada pelo clima olimpíco e não tem ninguém reclamando, na verdade é muito legal acompamhar dos mais famosos esportes, até os mais desconhecidos!

Falando em esportes não tão famosos, o Brasil conquistou sua primeira medalhe no Tiro Esportivo, onde por alguns milímetros levou a prata com o atleta Felipe Wu. O que marcou nessa vitória foi que essa modalidade não ganhava nenhuma medalha em nosso país à 96 anos...foi com certeza muito especial.

Felipe Wu com a medalha de prata (Foto: EFE/EPA/VALDRIN XHEMAJ) - Site GE do Globo.com

E depois veio um ouro tão merecido e tão comemorado, foi da Rafaela Silva do Judô Feminino, que venceu e pode se sentir aliviada. A judoca sofreu perseguição virtual após ser eliminada nas Olimpíadas de Londres 2012, foi alvo de injúrias raciais graves e entrou em depressão por conta disso. Ao ser entrevistada após sua grande luta, ela desabafou: "Queria dizer que o macaco que devia estar na jaula em 2012, hoje é campeã Olimpica e orgulho de sua família"

Parabéns para a menina pobre da Cidade de Deus, essa medalha nos orgulha, mas o mérito é todo seu.

Rafaela Silva com seu Ouro, no pódio!
Ainda no judô, tivemos mais duas medalhas, desta vez de bronze: Rafael Silva, o Baby e Mayara Aguiar.

Agora, vamos falar do meu esporte olimpíco preferido: Ginástica Artística! Nossa, como adoro assistir aqueles movimentos tão lindos e impossíveis de serem feitos por nós, meros amadores. 

Foram belas apresentações, com muito esforço e garra e desta vez os homens se destacaram. Gostaria de lembrar que a nossa pequena Flávia Saraiva, de apenas 1.33 cm ficou em quinto lugar e se disse orgulhosa por essa marca. Ela é a quinta melhor do mundo aos 16 anos e em seus primeiros jogos, Com certeza muitos outros virão com mais possibilidades, parabéns Flavinha.

Ganhamos 2 medalhas de Prata: Diego Hypólito no solo e Arthur Zanetti nas argolas, sua especialidade. O Arthur Mariano ou Nory levou o bronze por uma série complicada no solo.

Essa vitória teve um gostinho especial para Hypólito que enfrentou uma séria depressão após cair em duas Olimpíadas e ser muito perseguido em redes sociais. Ele não disse que deseja se aposentar e apesar de sua idade ainda quer competir pelo Brasil em outras competições.

Hypólito e Nory com suas medalhas

Arthur Zanetti e sua prata






Após uma confusão na chegada e uma desclassificação de uma atleta italiana, a nossa nadadora Poliana Okimoto conquistou sua medalha de bronze ao nadar 10 Km ao mar.

Também tivemos medalha na modalidade de canoagem com Isaquias Queiroz dos Santos na canoa individual - 1000 metros que levou a prata. 

Ontem, numa competição emocionante, pudemos ver Thiago Braz quebrar recordes pessoais e Olimpícos! Ele tinha o bronze e a prata garantidos, mas queria mais. Pediu para aumentar a altura do sarrafo (Salto em Vara) para 6,03m e desafiou o francês Lavillenie que perdeu...em três tentativas, o melhor do mundo não foi capaz de pular tão alto...e Thiago foi! Foi OURO, foi emocionante de ver...






Não somos os campeões de medalhas, temos apenas 10....mas para um país que não tem incentivos ao esporte, que não tem programas nas escolas desde cedo, que depende da boa vontade de ex-atletas para criarem seus programas sociais e levar esperança nos locais mais remotos, estamos bem. Vamos comemorar essa festa bonita em nosso país, vamos receber bem os visitantes e torcer agora pelo futebol, volêi e demais esportes que ainda estão por vir...

Orgulho de ser Brasileira!








Nenhum comentário:

Postar um comentário