11 de fev. de 2009

Geração "Realitys"

O que se esperar de um geração de adolescentes e até mesmo crianças, que cada vez mais procuram ocupar o seu tempo assistindo à reality shows?
O que um programa que valoriza relações não saudáveis, intrigas, interesses e apelação ao corpo, pode oferecer de cultural?

Nada.
Programas que permanecem na grade das grandes emissoras à tantos anos não são capazes de ensinar muita coisa e também nem tem esse intuito. Claro que não! O único objetivo é ter audiência e incrivelmente isso acontece!
No Sbt houveram 4 versões de Casa dos Artistas entre 2001 e 2002 e a emissora faturou muito com a programação sempre recheada de artistas polêmicos (Alexandre Frota...)
Já a Rede Globo assinou contratou com a Endemol até o ano de 2011 e comprou os direitos autorais do Big Brother Brasil, o famoso BBB. Diferente do reality da concorrência o BBB prometia colocar dentro de uma casa 14 anônimos, o que hoje todos sabemos que não é bem verdade. Sempre algum anônimo se revela como "melhor amigo de um diretor", "dançarino de não-sei-onde" e por ai vai.
Hoje o BBB está em sua 9° edição e com muitas mudanças. Nós telespectadores enxergamos claramente que isso não passa de uma tentativa desesperada por audiência. Uma tentativa que sempre acaba por despertar a curiosidade do brasileiro.

Depois de tantos anos como escravos da mídia, chegou a hora (passou da hora) de reflertimos bem o que estamos permitindo em nossa casa. O que deixamos entrar todas as noites pela nossa tv e mudar nossa opinião. Vale mesmo a pena? Não seria melhor ler um livro, ou conversar sobre nosso dia?

Vale a pena continuar a dar só mais uma espiadinha?

3 comentários:

  1. Ufa!!! que bom que lembrou disso, somos brasileiros carentes de tudo, e parece que ninguém está interessado em oferecer algo de qualidade para melhoria da população. Uma pena que uma emissora poderosa só pense em ganhar dinheiro a qualquer custo. Sei que a política do país é cruel, que se esforçam para fazer alguma coisa, mas se insistir só nisso deixa de ser poderosa. Uma pena, mas muito boa observação ou "desabafo"

    ResponderExcluir
  2. Fehhhhhhhhhhhhhhh
    adorei esse seu texto... é maravilhoso.. isso é a mais pura verdade.... a cada dia que passa a mídia nos controla e interfere muitas vezes na nossa educação e cultura.... a tv deveria investir mais na educação e na cultura de seus telespectadores.... falando como futura bailarina( não poderia deixar de falar da minha área neh rsrsrsrsr ),sinto falta de coisas que acrescentem no meu crescimento como pessoa e no lado profissinal tb,a tv se não tratasse tanto de programas como este, seria uma ótima fonte de formação de públicos não só para a dança, mas, para qualquer tipo de arte, pq a maoria das pessoas são manipuladas pela mídia, o que está na mídia tem um valor muito grande para elas do que o que não está.... quem sabe se a arte e outras profissiões fossem divulgadas pela mídia, as pessoas não dariam o valor que cada profissão merece e não formaria "gênios"???????
    Nossa vc escreve muito bem,continue escrevendo desse jeito, que vc vai longe...... acredito no seu sucesso futura jornalista!!!!

    ResponderExcluir
  3. Reality show é uma fórmula já saturada,mas ainda persiste por ser rentável.Essa nona edição do BBB trouxe tantas mudanças que consegue ser inconsistente em tudom,como se o circo dos horrores já criado por eles não fosse o suficiente.

    ResponderExcluir