O que se esperar de um geração de adolescentes e até mesmo crianças, que cada vez mais procuram ocupar o seu tempo assistindo à reality shows?
O que um programa que valoriza relações não saudáveis, intrigas, interesses e apelação ao corpo, pode oferecer de cultural?
Nada.
Programas que permanecem na grade das grandes emissoras à tantos anos não são capazes de ensinar muita coisa e também nem tem esse intuito. Claro que não! O único objetivo é ter audiência e incrivelmente isso acontece!
No Sbt houveram 4 versões de Casa dos Artistas entre 2001 e 2002 e a emissora faturou muito com a programação sempre recheada de artistas polêmicos (Alexandre Frota...)
Já a Rede Globo assinou contratou com a Endemol até o ano de 2011 e comprou os direitos autorais do Big Brother Brasil, o famoso BBB. Diferente do reality da concorrência o BBB prometia colocar dentro de uma casa 14 anônimos, o que hoje todos sabemos que não é bem verdade. Sempre algum anônimo se revela como "melhor amigo de um diretor", "dançarino de não-sei-onde" e por ai vai.
Hoje o BBB está em sua 9° edição e com muitas mudanças. Nós telespectadores enxergamos claramente que isso não passa de uma tentativa desesperada por audiência. Uma tentativa que sempre acaba por despertar a curiosidade do brasileiro.
Depois de tantos anos como escravos da mídia, chegou a hora (passou da hora) de reflertimos bem o que estamos permitindo em nossa casa. O que deixamos entrar todas as noites pela nossa tv e mudar nossa opinião. Vale mesmo a pena? Não seria melhor ler um livro, ou conversar sobre nosso dia?
Vale a pena continuar a dar só mais uma espiadinha?
O que um programa que valoriza relações não saudáveis, intrigas, interesses e apelação ao corpo, pode oferecer de cultural?
Nada.
Programas que permanecem na grade das grandes emissoras à tantos anos não são capazes de ensinar muita coisa e também nem tem esse intuito. Claro que não! O único objetivo é ter audiência e incrivelmente isso acontece!
No Sbt houveram 4 versões de Casa dos Artistas entre 2001 e 2002 e a emissora faturou muito com a programação sempre recheada de artistas polêmicos (Alexandre Frota...)
Já a Rede Globo assinou contratou com a Endemol até o ano de 2011 e comprou os direitos autorais do Big Brother Brasil, o famoso BBB. Diferente do reality da concorrência o BBB prometia colocar dentro de uma casa 14 anônimos, o que hoje todos sabemos que não é bem verdade. Sempre algum anônimo se revela como "melhor amigo de um diretor", "dançarino de não-sei-onde" e por ai vai.
Hoje o BBB está em sua 9° edição e com muitas mudanças. Nós telespectadores enxergamos claramente que isso não passa de uma tentativa desesperada por audiência. Uma tentativa que sempre acaba por despertar a curiosidade do brasileiro.
Depois de tantos anos como escravos da mídia, chegou a hora (passou da hora) de reflertimos bem o que estamos permitindo em nossa casa. O que deixamos entrar todas as noites pela nossa tv e mudar nossa opinião. Vale mesmo a pena? Não seria melhor ler um livro, ou conversar sobre nosso dia?
Vale a pena continuar a dar só mais uma espiadinha?
Ufa!!! que bom que lembrou disso, somos brasileiros carentes de tudo, e parece que ninguém está interessado em oferecer algo de qualidade para melhoria da população. Uma pena que uma emissora poderosa só pense em ganhar dinheiro a qualquer custo. Sei que a política do país é cruel, que se esforçam para fazer alguma coisa, mas se insistir só nisso deixa de ser poderosa. Uma pena, mas muito boa observação ou "desabafo"
ResponderExcluirFehhhhhhhhhhhhhhh
ResponderExcluiradorei esse seu texto... é maravilhoso.. isso é a mais pura verdade.... a cada dia que passa a mídia nos controla e interfere muitas vezes na nossa educação e cultura.... a tv deveria investir mais na educação e na cultura de seus telespectadores.... falando como futura bailarina( não poderia deixar de falar da minha área neh rsrsrsrsr ),sinto falta de coisas que acrescentem no meu crescimento como pessoa e no lado profissinal tb,a tv se não tratasse tanto de programas como este, seria uma ótima fonte de formação de públicos não só para a dança, mas, para qualquer tipo de arte, pq a maoria das pessoas são manipuladas pela mídia, o que está na mídia tem um valor muito grande para elas do que o que não está.... quem sabe se a arte e outras profissiões fossem divulgadas pela mídia, as pessoas não dariam o valor que cada profissão merece e não formaria "gênios"???????
Nossa vc escreve muito bem,continue escrevendo desse jeito, que vc vai longe...... acredito no seu sucesso futura jornalista!!!!
Reality show é uma fórmula já saturada,mas ainda persiste por ser rentável.Essa nona edição do BBB trouxe tantas mudanças que consegue ser inconsistente em tudom,como se o circo dos horrores já criado por eles não fosse o suficiente.
ResponderExcluir