16 de fev. de 2009

O papel do jornalista na sociedade.

Esse texto que vou postar hoje, foi feito na faculdade. Uma de minhas produções da aula de: Jornal Laboratório. Espero que gostem!!!

O papel que um jornalista exerce nos dias atuais é totalmente questionável . Questionável porque muitos meios de comunicação e profissionais distorcem a imagem que temos desses profissionais e fazem com que os “novos telespectadores” aprendam que ser jornalismo é isso: polêmica, sensacionalismo e falta de respeito.
O jornalista tem ainda como função informar a verdade para o público, informar e retratar o que aconteceu na sociedade e como isso influencia a vida das demais pessoas. Informar apenas a verdade é o intuito da profissão desde que ela surgiu.
Programas sensacionalistas, onde mostrar desgraças, mortes e tristezas, merecem ser chamados de jornalísticos? A exploração do corpo feminino da pior maneira virou tão comum que muitos brasileiros nem devem mais considerar como vulgaridade instantânea. Pânico na TV, Super Pop, Tv Fama, Brasil Urgente, Balança Geral. São todos programas de diferentes emissoras que apelam para qualquer coisa, mesmo para informação sadia.
Nos tempos mais antigos, os jornalistas não possuíam muitos recursos e os impressos eram feitos de forma rústicas e continham apenas notícias regionais ou folhetins com histórias literárias. Mas hoje, o jornalismo evoluiu para muito mais que isso. O jornalismo assumiu uma postura de alta credibilidade e a maioria dos brasileiros e pessoas em todo o mundo acreditam cegamente nas informações geradas pela imprensa, que é até mesmo considerada um 4° poder.
Agora a pergunta a se fazer é a seguinte: o que estão fazendo com essa tão batalhada credibilidade? Será que ela vale tão pouco assim?
Bem, muitos jornalistas acham que não. E lutam todos os dias por um jornalismo sério e competente, para que a imagem dos profissionais da área não seja manchada e nem que seus valores caiam em contradição. Valores como: verdade e respeito.
Perguntado sobre o papel do jornalista na sociedade atual, o jornalista Adalberto Marcondes disse:
“Estamos vivendo aquilo que se define como sociedade da informação e do conhecimento, na qual a informação e o conhecimento têm valor. O jornalista pode ser visto como um profissional capaz de transitar nesse universo e fazer com que ele se torne compreensível para a sociedade.”
Realmente o jornalista muito importante hoje, como sempre foi. E mais do que nunca tem capacidade de influenciar diversos meios da sociedade. O papel do jornalista é levar informação e sobretudo verdade para o público que só espera isso dele.

2 comentários:

  1. Bom o que diz sobre o jornalismo é tudo muito certo.
    As pessoas tem mesmo uma má impressão a respeito e sempre acham que realmente fazem drama e sensacionalismo.
    Ao meu ver depende mesmo sempre como interpretamos, mesmo porque é muito importante sabermos dirimir o que lemos, para que possamos entender melhor o que ocorrem em nosso pais.
    Você Fernanda está de parabéns quanto ao seu blog continui
    assim com essas ideias maravilhosas e verdadeiras, que sua carreira será brilhante.
    Postado por Luciene

    ResponderExcluir
  2. Parabéns minha Futura JORNALISTA!!! TE AMO!!

    ResponderExcluir