20 de abr. de 2010

Grande Musical da Broadaway brilha em São Paulo


Chega a São Paulo o musical Cats, o glamoroso espetáculo que é fenômeno de bilheteria e já arrancou aplausos em todo mundo. Para trazer a realidade paulistana esse grandioso show da Broadaway, foram convidados o compositor Toquinho, com a responsabilidade de traduzir e adaptar as letras para o postuguês e a cantora de MPB Paula Lima que aceitou o desafio de fazer o seu primeiro musical e já estreia como protagonista no papel da gata Grizabella.

O musical estreiou em Londres, em 1981 e durante todos esses anos obteve sucesso em suas apresentações. O compositor Andrew Lloyd Webber musicou nos poemas do livro infantil Old Possum´s Book of Pratical Cats de T.S. Eliot que falava sobre gatos, além de acrescentar um roteiro com músicas de grande aceitação do público como Memory. Na peça é mostrada a reunião anula dos gatos jellicle para que o líder deles escolha um deles para ir a um lugar melhor. Na Broadaway a obra já foi vista por mais de 50 milhões de pessoas em um total de 45 milhões de apresentações.

Aqui no Brasil, a peça ficará em cartaz até o final de maio no Teatro Abril e traz no elenco 38 artistas brasileiros, entre eles Saulo Vasconcelos e Sara Sarres. O compositor que tem a missão de traduzir as letras afirma estar surpreso com a quantidade de trabalho e sua dificuldade. Ele fez um teste traduzindo com tranqüilidade cinco canções, mas quando tomou conhecimento do material completo ficou assustado e quase se arrependeu “A métrica precisa ser absolutamente simétrica, as frases têm de estar em locais muitos específicos. Tive o dobro de trabalho que eu previa”, disse Toquinho. Os atores dizem que o trabalho é desgastante porque exige muito preparo físico devido as dançar, cantar e interpretar em cena.

A produção teve o cuidado e tem como objetivo trazer a peça exatamente como foi concebida pelo autor. Para manter esse padrão original foi preciso importar quase toda equipe de direção e os cenários. A coreógrafa Marina Stevenson que esteve na primeira montagem de Cats participa do espetáculo em São Paulo e garante que nada foi mudado.

Segundo os organizadores existe uma grande dificuldade para levar o espetáculo para fora da capital paulista, problemas de viabilidade econômica e também de encontrar um teatro que suporte a grandiosidade do show musical. Se for possível a exibição em outros capitais, isso acontecerá no segundo semestre desse ano no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário