Como funciona o processo de criação dos hinos das torcidas organizadas.
As torcidas organizadas do futebol brasileiro têm o papel de incentivar o time durante o jogo, apoiar nas horas mais difíceis e fazer com que o estádio permaneça em um clima de harmonia, alegria e união. O processo que resulta nos cantos conhecidos do grande público ou não, leva tempo e dedicação dos componentes das torcidas, é um trabalho sério e com propósitos bem definidos.
De acordo com líderes ou associadas das maiores torcidas de São Paulo, que são hoje dos times: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, os gritos ou músicas são criados dentro das próprias sedes, mas também aceitam sugestões e idéias de torcedores. Depois de criado, o grito deve passar pela análise e aprovação da diretoria, podendo passar por modificações ou descartamento se forem demasiadamente ofensivos ou copiados de outras torcidas.
O diretor da torcida organizada do Santos Futebol Clube, explica como os gritos se tornam populares: “Eles se tornam populares a partir do momento que a imprensa começa a divulgar. Um hino do Santos se tornou bem conhecido em virtude até dos jogos ao vivo, dos jogos transmitidos, esses gritos começam a ser popularmente conhecidos.”. Basicamente um grito de torcida pode surgir de qualquer pessoa que torça pelo time ou simplesmente simpatize com ele. Se ela cantar no estádio e cair no gosto popular, não tem como barrar toda essa emoção. Assim como o futebol, as músicas que o embalam podem ser ensaiadas ou puro improviso.
Tema de TCC nãããããããããããããããããão
ResponderExcluirahhauahuhuahuahuahuahaa